Como reaproveitar e fazer o reuso de águas

Como reaproveitar e fazer reuso de águas
Como reaproveitar e fazer reuso de águas

Reaproveitar e fazer o reuso de águas traz benefícios não só para a pessoa que deseja ter esse sistema de captação e reuso de águas em sua residência, como também para o meio ambiente, através da preservação dos recursos hídricos.

Dessa forma, esse artigo irá te ensinar como reaproveitar e fazer o reuso de águas, além das boas práticas do seu uso, gerando economia de até 50% na conta de água e preservando o meio ambiente.

Reaproveitamento de águas pluviais

Antes de explicar o processo de reaproveitamento dessas águas, é importante saber a sua definição. Mas afinal, o que são águas pluviais e qual sua importância?

São chamadas de águas pluviais as águas provenientes das chuvas. Elas podem ser aproveitadas para fins não potáveis e a sua utilização reduz o consumo de água da rede pública e o custo de fornecimento.

Se você mora em Salvador, saiba que a sua cidade está situada em uma região de clima tropical e que tem uma média de 2000mm de chuva no ano, com épocas que passam de mais de 300mm por mês, além de possuir uma constância de chuva ao longo do ano, sendo uma região mais que propícia à instalação de um sistema que possa fazer a captação de águas da chuva.

O Projeto de Águas Pluviais consiste no reaproveitamento da água da chuva para alimentação de determinados aparelhos, como vaso sanitário, torneiras externas etc. Também funciona com um conjunto de tubulações, equipamentos, reservatórios e dispositivos, como o projeto de Água Fria.

Veja a representação de um projeto de águas pluviais abaixo:

projeto de aguas pluviais

Reuso de águas cinzas

São chamadas de águas cinzas as águas residuais das edificações que já foram utilizadas em chuveiros, lavatórios de banheiro, tanques e máquinas de lavar roupa. Não se incluem as águas da pia da cozinha e da bacia sanitária.

reuso de águas cinzas

As águas cinzas podem ser aproveitadas em diversos usos não potáveis, proporcionando uma significante economia e beneficiando o meio ambiente. Para isso, se faz necessário a elaboração de um projeto.

O Projeto de Águas Cinzas consiste no reuso das águas, ⁣mas especificamente aquelas da máquina de lavar, do banheiro, etc..⠀

Mas antes de ser reutilizada, essa água é direcionada para uma caixa, separada da caixa de águas negras (provenientes do vaso sanitário) onde em seguida, ela parte para o tratamento, passando pelo tanque séptico, pelo filtro anaeróbico, pelo filtro de areia e depois para o reservatório.⠀

Por fim, ela é destinada para alimentação de determinados aparelhos, como vaso sanitário, torneiras externas etc.⠀

Veja um exemplo abaixo:

projeto de águas cinzas

4 dicas para economizar água

1. Use a descarga com consciência
Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Portanto, utilize-a somente quando houver necessidade.

2. Cuidado com os vazamentos⠀
Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

3. Reaproveite a água⠀
A água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.

4. Aposte em sistemas de reutilização
Os sistemas de reuso geram economia no consumo de água e ainda mais na conta. Para que o sistema funcione corretamente, é necessário que ele seja projetado por profissionais capacitados, a fim de atender as suas necessidades e seguindo as normas de projeto.⠀

Para pensar: “Não se trata apenas de um gasto: água doce é um recurso hídrico cada vez mais escasso, e quanto mais hábitos de redução você já tiver adotado, mais fácil será para você e o planeta.”

Ficou interessado em um desses projetos? ⁣ ⁣

📞 Quer conhecer mais sobre eles? Fale conosco! Solicite seu ORÇAMENTO GRATUITO com um de nossos especialistas através do botão abaixo:

Deixe uma resposta