modelagem-bim

Modelagem de projetos em BIM: o que é e quais são suas vantagens?


Antes de falar sobre modelagem de projetos em BIM, primeiramente, precisamos saber de fato o que é BIM.⁣⁣

Segundo a Autodesk,  empresa de softwares de design, engenharia e entretenimento 3D, BIM é um processo 3D inteligente baseado em modelo que equipa os profissionais de arquitetura, engenharia e construção (AEC) com as informações e ferramentas que lhes permitem planejar, projetar, construir e gerenciar edificações e infraestrutura com mais eficiência.⠀

Sabendo o conceito de BIM, modelar nada mais é do que utilizar de ferramentas BIM – como por exemplo, o REVIT – para a realização de projetos de engenharia. Dessa forma, sabendo dessa importância e o impacto de que essa metodologia gera na qualidade e economia dos projetos , a ENGETOP, já utiliza e é referência no mercado soteropolitano, há mais de 18 anos no ramo da Engenharia Civil.

Falando mais especificamente do software REVIT, ele ajuda os nossos membros a tomarem as melhores decisões, aprimorar a qualidade e permitir a integração entre diversos projetos (elétrico, hidrossanitário, arquitetônico) garantindo mais eficiência em todo o ciclo de vida do projeto.⠀

No cunho técnico, os projetistas criam modelos em 3D que incluem dados associados a características físicas e funcionais do projeto. Os dados de um modelo definem os elementos do projeto e estabelecem comportamentos e relações entre os componentes. (AUTODESK)

Um exemplo claro é, quando um elemento de um modelo muda, todas as vistas são atualizadas e essa alteração aparece em vistas de corte, elevação e folha. Os dados podem ser usados em análises e simulações avançadas, e também para incluir visualizações realistas.

Dessa forma, toda a confecção do projeto se torna mais rápida e menos passível à erros.

Confira abaixo um exemplo de uma modelagem em BIM, feita no REVIT:

Com a modelagem em BIM, conseguimos fazer projetos mais próximos a realidade do cliente visando qualidade, segurança, economia e eficiência.

Veja mais sobre os benefícios da modelagem em BIM:

BIM é lei no Brasil

De acordo com o Decreto nº 10.306, de 2 de abril de 2020, o Building Information Modelling (BIM ou Modelagem de Informações da Construção) deverá ser utilizado na execução direta ou indireta de obras e serviços de engenharia realizada pelos órgãos e pelas entidades da administração pública federal em 2021.

Já existem vários países que já implantaram e adaptando ao modelo e um deles é o Brasil. Confira no mapa abaixo:

Fonte: Autodesk

Sendo assim, a ENGETOP, Empresa Junior de Engenharia Civil, está sempre a frente de tecnologias e inovações no ramo da Engenharia, e por esse motivo consolidou o uso da metodologia BIM em sua organização interna, a fim de fornecer as melhores soluções personalizadas para os nossos clientes.

Quer projetar com segurança e eficácia? Projete com a TOP. Acesse o botão abaixo e solicite seu orçamento gratuito.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre ENGETOP

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading