Muitos podem ser os fatores que resultam em mau cheiro vindo das instalações sanitárias. Por isso, separamos algumas causas que podem levar a este problema bem desagradável.
Falta de ventilação
Em um sistema sanitário, a presença de ventilação em determinados pontos é indispensável, pois é por meio dela que os gases vindos do esgoto são direcionados para fora da edificação. A falta de ventilação em um sistema pode resultar em odores indesejados no imóvel.
Problemas no sifão
O sifão é uma peça sanitária muito importante para o sistema, pois é por meio dele que a água pode escoar sem que os gases vindos da tubulação retornem para dentro do cômodo. O correto formato de um sifão se assemelha a um “U” quando instalado.
Caixas de esgoto cheias
Outro problema que pode levar ao mau cheiro está relacionado as caixas de esgoto. Essas caixas são responsáveis por conduzir o esgoto proveniente da edificação para a rede pública/sistema de tratamento. É necessário que essas caixas sejam limpas periodicamente, no entanto, esse período de tempo é menor quando vários tipos diferentes de esgoto se misturam, provocando entupimento e/ou problemas nessas caixas.
Falta de um projeto sanitário
A falta de um projeto sanitário pode levar a todos os problemas citados acima e a outros diferentes. Por isso, é imprescindível que a edificação possua um projeto hidrossanitário, visto que, é nele que as instalações serão planejadas e dimensionadas com o intuito de evitar problemas futuros.
Contrate uma equipe especializada:
Por fim, você pode adquirir um projeto sanitário. Na ENGETOP por exemplo, projetamos e dimensionamos todas as tubulações que serão inseridas na edificação e no sistema. Clique no botão abaixo e receba 10% de desconto agora.