Qual importância de um Projeto Elétrico?

qual a importância de um projeto elétrico

Qual a importância de um Projeto Elétrico?

Sabemos que sem a energia elétrica deixaríamos de realizar várias atividades ou funções básicas do dia a dia. Pois bem, além de ter energia elétrica, precisamos que ela funcione bem, de acordo com nossas necessidades e que seu uso seja seguro. Portanto, é necessário que seja feito um dimensionamento adequado para a sua rede, que pode ser feito através de um projeto elétrico. Mas afinal, qual a importância de um projeto elétrico?

É muito comum se ver em diversas residências problemas relacionados a energia elétrica. A queda de energia é um deles, geralmente, essas quedas acontecem pelo mau dimensionamento da rede.  

Portanto, quando ligamos equipamentos ou aparelhos que demandam muito da rede elétrica, como o ar-condicionado ou chuveiro elétrico, o cabo ligado ao disjuntor começa a superaquecer, e por esse motivo, o disjuntor desarma para evitar um curto-circuito ou princípio de um incêndio.

Sabendo disso, o planejamento e a elaboração de um projeto elétrico se fazem importantes, pois se bem desenvolvido e seguindo as exigências da NBR 5410, ele promove conforto, segurança e economia, além de atender as suas necessidades.

Vantagens de ter um projeto elétrico

Com o projeto elétrico em mãos, você terá a segurança de que poderá utilizar todos os equipamentos elétricos e eletrônicos de forma normal, segura e eficiente, sem problemas na sua rede elétrica. 

Mas saiba que, deixando de lado esse investimento, você colocará em risco a vida útil de seus eletrodomésticos, aparelhos elétricos e o mais importante, a sua vida e a vida de seus familiares.

Portanto, é normal que se contrate um profissional ou empresa de engenharia capacitada para a realização do projeto elétrico, de acordo com as normas e suas necessidades.

Acidentes elétricos matam

Segundo a Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), acidentes com energia elétrica totalizaram em 741 ocorrências apenas no primeiro semestre de 2020. Dentre esses acidentes, estão os choques elétricos, incêndios por sobrecarga e descargas atmosféricas (raios).

Se analisarmos mais profundamente, somente os choques elétricos somaram 434, resultando na perda de 355 vidas. A Bahia se destaca negativamente em primeiro lugar com 48 mortes causadas por choque elétrico.

Qual a importância de um projeto elétrico
Fonte: Abracopel

“A Abracopel alerta para a necessidade de uma revisão das instalações elétricas de sua casa a cada 5 anos, no mínimo. Revisão que deve ser feita por um profissional qualificado e habilitado. Não coloque um ‘Zé Faísca’ dentro da sua casa, o resultado pode sair muito mais caro que o serviço prestado”, diz a nota da Abracopel.

Por esse motivo, nós da ENGETOP, sabemos a importância de um projeto elétrico e prezamos pela qualidade de nossos projetos, a fim de garantir a segurança e atender as necessidades dos nossos clientes.

Não faça parte dessa estatística. Se previna!

Faça agora seu Projeto Elétrico com a nossa equipe especializada e ativa no mercado há mais de 18 anos. 

Risco de choque elétrico em áreas molhadas: veja o porquê e como evitar.

A chance de uma corrente elétrica se tornar perigosa em uma área molhada é bem maior do que uma área seca. Com o corpo molhado ou sob a água, a resistência cai, e a corrente que passa por ele pode ser bastante alta, mesmo para uma tensão pequena.

Por isso, a preocupação com a proteção contra choques nesses ambientes deve ser redobrada. Para minimizar esses tipos de acidentes, se faz necessário a instalação de um DR. Mas, afinal o que é um DR?

O Diferencial Residual (DR) é um dispositivo de proteção elétrica que tem a função de proteger pessoas e instalações contra possíveis acidentes decorrentes de falhas nos circuitos, desligando-os assim que a falha é detectada.

Segundo a norma NBR 5410, é obrigatório o emprego de DRs de alta sensibilidade, em circuitos que estejam vinculados aos pontos de utilização em locais de área molhada, como por exemplo: banheiro, área de serviço, cozinha, garagem, área externa.

Nunca viu um DR? Confira na imagem abaixo:

Contrate uma equipe especializada:

Está com problemas em sua rede elétrica? A energia da sua casa oscila quando você liga algum aparelho potente, como um ar-condicionado ou chuveiro elétrico? Seu padrão de entrada costuma “cair” quando você liga vários aparelhos ao mesmo tempo?

Se sua resposta foi “sim” para algumas dessas perguntas, quer dizer que você precisa de um Projeto Elétrico para ter um melhor dimensionamento da sua rede, de acordo com suas necessidades, garantindo seu conforto e segurança.

Agora você já sabe a importância de um projeto elétrico e que necessita de um. Para isso, contrate especialista para a elaboração do seu Projeto Elétrico, contrate a ENGETOP e receba até 20% de desconto.

Deixe uma resposta