Qual a importância do engenheiro civil e do projeto para as obras?

Em primeiro lugar, antes de começar uma reforma ou construção, é necessário adotar certas precauções e medidas que garantam qualidade, segurança e economia na obra. Desse modo, pode-se dizer que a necessidade de um engenheiro e de um projeto representam a atenção com esses três fatores. De modo a facilitar a compreensão, aqui estão alguns riscos que podem ser evitados por meio da contratação do profissional qualificado e da realização do projeto:

Qualidade inferior

Um projeto bem desenvolvido envolve muitos pontos, por exemplo: os sistemas elétrico e hidráulico, a parte estrutural, acabamentos, isolamentos, forro, pavimentação, entre outros. A falta da compatibilização de todos os pontos em questão, antes da obra ser iniciada, pode vir a ocasionar situações adversas como, por exemplo, a ocorrência de problemas elétricos ou hidráulicos após finalização da obra, sendo necessário quebrar as paredes para solucioná-los. Como a construção não foi projetada por um profissional capacitado e que realmente entende do assunto, em pouco tempo começam a aparecer contratempos, tais como: trincas e rachaduras nas paredes, isolamento insuficiente ou vazamentos – todos frutos de uma obra sem projeto que resultou em um empreendimento de baixa qualidade.

Penalidades legais

As penalidades legais podem vir de diversos órgãos fiscalizadores. A Prefeitura Municipal pode solicitar o alvará da obra, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) exige que você tenha um responsável técnico pela obra e o Ministério do Trabalho fiscaliza o registro dos trabalhadores envolvidos na obra.

Segurança

O engenheiro civil tem conhecimentos e ferramentas para projetar uma estrutura segura, evitando pontos mal pensados ou construídos com base em achismos.

Atrasos na obra

Uma obra sem projeto tem muitos erros. Os materiais que foram estimados podem acabar no meio da construção; os pedreiros não têm uma boa planta da obra para consultar e, assim, muitos itens podem ser colocados no lugar errado e geram retrabalho; etc.

Gastos desnecessários

É claro que não contratar um profissional para desenvolver o projeto da obra poupa algum dinheiro, mas ao longo da construção – e até mesmo depois que ela estiver pronta – isso pode gerar problemas ainda maiores. Além disso, se houver fiscalização, o proprietário da obra poderá ser multado e a mesma embargada, gerando custos que poderiam ser evitados se houvesse um projeto.

Desperdício de material

Com o projeto já pronto, o engenheiro consegue realizar listas precisas em relação à qualidade e quantidade dos materiais a serem utilizados.

Deixe uma resposta