5 Benefícios do Uso da Energia Solar

Apesar de estar muito longe de se comparar com energia provinda de hidroelétricas, a energia solar já é realidade no Brasil e seu uso é o ramo que mais cresce no Brasil. Sua proposta é transformar a energia dos raios de Sol em energia elétrica comum que se usa no dia a dia em casa. Por ser renovável, esse sistema oferece diversos benefícios tanto para o bolso do consumidor como também contribuindo para um meio ambiente mais saudável.

Sua instalação não tem muitos contraindicações e pode ser utilizado mesmo em áreas mais remotas onde a distribuidora ainda não chegou com sua rede. Além disso, grandes bancos oferecem linhas de créditos para pessoas físicas e jurídicas afim de fomentar a geração de energias limpas mais acessível à todos.

A seguir conheça 5 benefícios relacionados com o uso da energia solar:

Sustentabilidade:

Como primeiro benefício não podemos deixar de destacar o caráter ambiental do uso dessa tecnologia. Em tempos onde cada vez mais termos como “consciência ambiental” e “políticas verdes”, o uso desse tipo de geração de energia faz uso de uma fonte renovável e totalmente limpa: o Sol. Além de ser ilimitada e natural, a produção de energia através do Sol não produz nenhum tipo de gás que intensifique o efeito estufa.

Durabilidade:

O seu sistema não possui partes móveis, como hélices e motores, fazendo com que sua manutenção seja a mínima possível. Seus equipamentos são projetados para suportar situações extremas, podendo chegar a mais de 30 anos de uso em bom estado.

Economia:

Na sociedade de hoje todo investimento precisa de uma retorno, quanto mais favorável para o cliente mais propício ele fica de fechar o negócio, e dessa maneira a energia gerada a partir do sistema de placas fotovoltaicas pode ser 100% do consumo do local, afetando diretamente a conta de energia. E em tempos de Bandeiras Amarelas e Vermelhas, esse sistema pode causar uma economia de até 95% na conta de luz.

Créditos de Energia:

Suponha que você produza mais energia do que o que foi consumido no mês. Esse excedente pode ser destinado a rede de distribuição de energia e você ganha créditos na energia, ou seja, você teria um consumo “gratuito”, que podem ser usados em dias com menos incidências de Sol.

Valorização do Imóvel:

Apesar de não ter um retorno tão rápido do investimento – considerando apenas a economia que provoca na conta de luz – a instalação do sistema de energia solar pode contribuir para a valorização na venda do imóvel. Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley da Califórnia nos Estados Unidos, compradores aceitaram pagar até 15 mil dólares a mais em residências com o sistema já instalado.

Na hora de se realizar um projeto de energia fotovoltaica, deve-se considerar a incidência de luz solar na região para um planejamento melhor da área de cobertura. Para edificações já construídas podem ser necessárias algumas adaptações para melhor orientação das placas.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre ENGETOP

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading