5 Benefícios do Uso da Energia Solar

Apesar de estar muito longe de se comparar com energia provinda de hidroelétricas, a energia solar já é realidade no Brasil e seu uso é o ramo que mais cresce no Brasil. Sua proposta é transformar a energia dos raios de Sol em energia elétrica comum que se usa no dia a dia em casa. Por ser renovável, esse sistema oferece diversos benefícios tanto para o bolso do consumidor como também contribuindo para um meio ambiente mais saudável.

Sua instalação não tem muitos contraindicações e pode ser utilizado mesmo em áreas mais remotas onde a distribuidora ainda não chegou com sua rede. Além disso, grandes bancos oferecem linhas de créditos para pessoas físicas e jurídicas afim de fomentar a geração de energias limpas mais acessível à todos.

A seguir conheça 5 benefícios relacionados com o uso da energia solar:

Sustentabilidade:

Como primeiro benefício não podemos deixar de destacar o caráter ambiental do uso dessa tecnologia. Em tempos onde cada vez mais termos como “consciência ambiental” e “políticas verdes”, o uso desse tipo de geração de energia faz uso de uma fonte renovável e totalmente limpa: o Sol. Além de ser ilimitada e natural, a produção de energia através do Sol não produz nenhum tipo de gás que intensifique o efeito estufa.

Durabilidade:

O seu sistema não possui partes móveis, como hélices e motores, fazendo com que sua manutenção seja a mínima possível. Seus equipamentos são projetados para suportar situações extremas, podendo chegar a mais de 30 anos de uso em bom estado.

Economia:

Na sociedade de hoje todo investimento precisa de uma retorno, quanto mais favorável para o cliente mais propício ele fica de fechar o negócio, e dessa maneira a energia gerada a partir do sistema de placas fotovoltaicas pode ser 100% do consumo do local, afetando diretamente a conta de energia. E em tempos de Bandeiras Amarelas e Vermelhas, esse sistema pode causar uma economia de até 95% na conta de luz.

Créditos de Energia:

Suponha que você produza mais energia do que o que foi consumido no mês. Esse excedente pode ser destinado a rede de distribuição de energia e você ganha créditos na energia, ou seja, você teria um consumo “gratuito”, que podem ser usados em dias com menos incidências de Sol.

Valorização do Imóvel:

Apesar de não ter um retorno tão rápido do investimento – considerando apenas a economia que provoca na conta de luz – a instalação do sistema de energia solar pode contribuir para a valorização na venda do imóvel. Um estudo realizado pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley da Califórnia nos Estados Unidos, compradores aceitaram pagar até 15 mil dólares a mais em residências com o sistema já instalado.

Na hora de se realizar um projeto de energia fotovoltaica, deve-se considerar a incidência de luz solar na região para um planejamento melhor da área de cobertura. Para edificações já construídas podem ser necessárias algumas adaptações para melhor orientação das placas.

%d blogueiros gostam disto: